sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Sobre Magic The Gathering e decks pré-construídos



A primeira vez que tive contato com card game de estratégia Magic: The Gathering foi em 2005. Nessa época, joguei muito pouco e não cheguei a possuir um deck próprio. Só em 2011 - no meu primeiro ano de faculdade - eu voltei a ter contato com o jogo e, depois de jogar um tempo com decks emprestados, resolvi comprar um.

Meu primeiro instinto foi comprar um deck pré-construído. No entanto, convencido pelos meus amigos que gostavam de jogar mais competitivamente, acabei decidindo montar um. Escolhi a temática, pesquisei as cartas, testei exaustivamente em softwares de jogo online e finalmente encomendei as cartas dos EUA.

Joguei com esse deck por algum tempo, até meus amigos de faculdade perderem o interesse pelo jogo. Continuo jogando Magic, mas com uma diferença: hoje só jogo usando decks pré-construídos, daqueles que já saem da caixa prontos pra se jogar. Vou enumerar abaixo alguns dos motivos que me levaram a essa mudança e me mantiveram nela.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


1. Praticidade

Dá tanto trabalho montar um deck, testá-lo e encomendar cartas que você acaba nunca terminando, nunca deixando ele do jeito que quer. Usando pré-construídos você só precisa escolher as temáticas que te interessam e começar a jogar.


2. Preço

Montar decks sai caro. A questão é que as pessoas montam decks porque jogam competitivamente; mas, para se manter competitivo, é necessário investir demais. Com pré-construídos, você pode gastar esse dinheiro extra comprando vários decks, o que te dá mais variedade e te impede de enjoar do jogo. Além disso, é muito chato quando o maior vencedor do seu grupo é simplesmente o que tem mais dinheiro ou está mais disposto a gastá-lo num jogo.


3. Competitividade

Com decks montados, o foco todo é na competição. No entanto, a competição está mais na montagem dos decks que no decorrer da partida em si. Em geral, quem monta o melhor deck (ou porque gasta mais dinheiro, ou porque não liga de usar uma temática da qual não gosta, mas que é forte) ganha. Como os pré-construídos são projetados para serem equilibrados, ganha quem melhor conseguir montar uma estratégia no decorrer da partida, tornando o jogo muito mais imprevisível e interessante.


4. Rejogabilidade

No Magic, a quantidade máxima de cartas iguais que se pode ter num deck é quatro. O que as pessoas que montam decks competitivos costumam fazer é escolher as melhores cartas, que servem melhor à estratégia escolhida, e colocar quatro cópias de cada no deck. Isso faz com que a variedade dentro do deck seja mínima, e as jogadas e estratégias se repitam o tempo todo. Os pré-construídos costumam trazer apenas uma carta com três cópias no deck, e poucas com duas cópias. Assim, a variedade de estratégias é muito maior.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Viva os Intro Packs!


A Rejogabilidade foi o fator que mais me agradou. Mesmo eu hoje em dia jogando quase exclusivamente com a minha namorada (porque meus amigos, como eu disse antes, enjoaram; provavelmente por jogarem competitivamente), nunca duas partidas se desenrolaram da mesma forma.

Voltando aos fatores Praticidade e Preço, foi fácil pra cada um de nós comprar vários decks diferentes, jogando a Rejogabilidade na estratosfera. Além disso, não podemos esquecer que Magic é um jogo de cartas colecionáveis, então faz parte da graça ter muitas cartas variadas, de cores e coleções variadas.

Quanto ao fator Competitividade, já comprovamos na prática que qualquer um dos nossos sete decks (contando só os pré-construídos) pode derrotar qualquer um dos outros. Ou seja, o resultado é definido por quem agir melhor durante a partida. Isso nos força a estar sempre quebrando a cabeça e montando novas estratégias, ao invés de nos atermos a apenas uma.

Quando eu ainda jogava competitivamente, com os amigos da faculdade, um deles conseguiu montar um deck tão forte (pra não dizer roubado) que ganhava praticamente todas as partidas. Mas ele fazia isso de forma tão repetitiva, baixando as cartas de forma tão mecânica e sempre na mesma ordem, que era visível a falta de diversão.

Duel Decks: Sorin vs. Tibalt foi uma excelente compra

0 comentários:

Postar um comentário