segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cinco razões para aprender a tocar gaita



Faz pouco mais de um ano que eu comprei minha primeira (e, até o presente momento, única) gaita e comecei a tocar. Não posso dizer que sou um grande gaitista, mas é seguro afirmar que este se tornou rapidamente um dos meus hobbies favoritos (e eu tenho uma boa quantidade de hobbies).

O que pretendo com este post é apenas enumerar alguns dos pontos que me fizeram escolher este instrumento e me apaixonar por ele. É importante dizer que estou falando da gaita diatônica, não da cromática; pesquisem a diferença na Wikipedia mesmo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Tamanho

Este foi o primeiro fator que me fez pesquisar sobre gaitas. Eu já tocava violão e guitarra há anos, mas estes dois são instrumentos muito grandes e de difícil transporte (especialmente a guitarra, que depende de amplificador e energia elétrica). A gaita é tão pequena e leve que literalmente cabe no bolso. A minha tá sempre comigo na mochila.


2. Preço

A gaita é um dos instrumentos musicais mais baratos que você vai encontrar por aí, se não o mais barato. Por 100 reais você pode comprar uma boa gaita, de uma boa marca nacional (uma importada custa um pouco mais caro, mas é desnecessária). As mais baratas chegam a custar só 15 reais (mas fujam dessas!). Enquanto isso, um violão meia-boca, de iniciante, não vai te sair por menos de 250 reais se for novo. Uma guitarra é mais cara ainda, e ainda depende de um amplificador.


3. Aprendizado

A gaita é bem fácil de aprender a tocar - mesmo para quem não tem conhecimento musical - e pode ser uma boa porta de entrada para o mundo da música, dando as noções básicas de ritmo e melodia. Em poucas horas de prática é possível dominar as técnicas básicas (segurar corretamente, tocar uma nota isolada, vibrato e bend) e já tocar algumas melodias. Por outro lado, se você continua tocando, sempre há algo a aperfeiçoar, e é raro atingir "becos sem saída", comuns em alguns outros instrumentos.


4. Instintividade

Uma característica da gaita diatônica é que ela já vem "afinada" (na verdade, produzida) em um tom, e todas as notas que ela pode fazer pertencem à escala desse tom. Se você não sabe nada de música e não entendeu o que eu disse, é simples: na gaita, não existe nota errada. Isso, combinado ao fato de um dos estilos que mais usa a gaita ser o blues (que é por excelência espontâneo e instintivo) torna ela perfeita para o improviso. Eu já atestei isso na prática: entreguei minha gaita para minha namorada (que não toca nenhum instrumento nem sabe nada de teoria musical) e deixei ela brincar um pouco, pra se acostumar. Cinco ou dez minutos depois eu tava tocando uma backing track de blues no violão enquanto ela improvisava - de forma rudimentar, mas bem decente. Isso seria impossível com qualquer outro instrumento.


5. Emocional

Por ser um instrumento tão pequeno e simples, a gaita tem pouca técnica envolvida. A maior parte do seu aprendizado tem a ver com criatividade, ritmo, musicalidade; enfim, aprender o que fazer com os poucos recursos disponíveis. Por isso (e por ser um instrumento de sopro), a gaita possibilita uma ligação emocional muito forte e muito direta entre instrumentista e instrumento. É muito fácil expressar suas emoções através da gaita, e uma mesma melodia pode soar de formas completamente diferentes, dependendo do que você pretende passar.


Sonny Boy Williamson, talvez o maior gaitista da história do blues

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

That's it! Espero ter conseguido convencer alguém a embarcar nesse instrumento maravilhoso.


PS1: Se forem comprar uma gaita, lembrem-se de começar com uma afinada em Dó (C). É melhor para iniciante. É fácil identificar: vai ter um C gravado no tampo da gaita.

PS2: Quer aprender a tocar gaita em 1 hora? Assista esse vídeo aqui.

PS3: A título de curiosidade, minha gaita é uma Delta Blues, da Hering, afinada em Dó.

7 comentários:

shakesazure@gmail.com disse...

kkkkkkk

Carlos Eduardo disse...

Muito Bacana! Grande Abraço

Anônimo disse...

Sensacional mesmo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼Eu curto muitíssimo usadas em melodias de filmes de western 😁😁

Unknown disse...

Caramba cara muito top, ultimamente acabei me interessando pelo instrumento e com esse post me interessei ainda mais

Unknown disse...

Uma grande contribuição para o nosso desenvolvimento, pois as artes também fazem parte da nossa vida.

Unknown disse...

Amei sua forma de escrever!! Eu cheguei nesse site porq estava interessada em aprender gaita, e esse artigo, foi o cheque mate! Literalmente daqui pro MercadoLivre comprar a minha... Obrigada!

Unknown disse...

Seu post foi de grande ajuda.

Postar um comentário