quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Nerd ou Geek? Tem diferença?



Primeiramente, quero deixar claro que estas NÃO são as definições "corretas" (que não existem) nem as mais populares para estes dois termos. Na verdade, parece que cada um usa eles da forma que bem entende, portanto eu decidi explicitar aqui a minha.

Faço isso porque, de uns tempos pra cá, parece que ser nerd/geek virou moda; ao menos entre a galerinha da internet que se acha o centro do mundo. Será que as pessoas mudaram, ou é tudo uma questão de nomenclatura?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos lá à minha definição:

Geek é uma cultura (lembrando que eu já expliquei aqui o que eu entendo por cultura) moderna, adotada principalmente pelos jovens de classes média e alta das grandes metrópoles e propagada em grande parte pela internet. Está diretamente relacionada ao consumo frenético de produtos da indústria do entretenimento (filmes, séries, quadrinhos,  games, animações), ao interesse por tecnologia e a uma maior interação social através de meios virtuais que reais. Sendo uma cultura, desenvolveu sua própria linguagem e modo de se vestir.

Nerd é um padrão psicológico ou de comportamento centralizado na curiosidade, caracterizado por um interesse em acumular conhecimento nas mais variadas áreas. Devido a esse interesse, os nerds costumam preferir desempenhar atividades mais educativas, que não atraem o interesse da maior parte das pessoas e, portanto, tornam-os um pouco introvertidos. É importante para um nerd se interessar por assuntos variados; uma pessoa que conheça muito, mas de apenas uma área, é um especialista, não um nerd.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É possível exemplificar a diferença a partir de dois dos maiores podcasts da internet brasileira (e pra evitar qualquer mal entendido, que fique claro que gosto de ambos): o Nerdcast e o Matando Robôs Gigantes.

O MRG é um podcast mais geek. Seus assuntos são obras da indústria do entretenimento (Cinema, Games e HQ, também com eventuais episódios de Livros), normalmente de interesse da cultura geek. Sua abordagem, com programas mais curtos, é voltada à opinião e ao humor, com pouca exposição de conhecimento.

O Nerdcast, fazendo jus ao nome, é um podcast nerd. Aborda os mais variados assuntos; de Bebedeira à Física Quântica, de Dia dos Namorados à Mitologia Grega. Sua abordagem, com programas mais longos e a presença de especialistas (quando necessário), possui uma grande dose de exposição de conhecimento. Mas também é preciso destacar que o Nerdcast também dedica grande parte de sua atenção à cultura geek.

Nota: Se você é desses que - ao sair um Nerdcast novo - reclama que "esse não é um assunto nerd", já deve ter reparado que você é geek, não nerd. Segundo a minha definição, claro.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tendo em mente essas duas definições, minha teoria é a seguinte: é a cultura geek que se difundiu e se tornou pop. O comportamento nerd continua sendo minoritário.


PS: É interessante notar que a cultura geek tem raízes nos anos 80, e só ganhou força na década de 2000. O comportamento nerd, por outro lado, sempre existiu; é possível identificá-lo até em figuras históricas antigas.

0 comentários:

Postar um comentário